Quando Viajar por Portugal; Quando Não o Fazer

view_of_lisbon_portugal

view_of_lisbon_portugalPara visitar Portugal em turismo, há épocas do ano e regiões mais favoráveis e outras que poderão ser evitadas. Veja agora alguns conselhos úteis sobre quando viajar por Portugal e quando não o fazer.

Quando visitar Portugal

  • Serra da Estrela, no verão

Os amantes dos desportos de Inverno – ou simplesmente quem gosta de ver e brincar com neve – certamente quererá subir à Estrela entre Dezembro e Fevereiro. Porém, se aprecia as grandes paisagens, aldeias históricas (como Loriga ou o Sabugueiro) e o queijo da Serra, o verão é uma boa ocasião para ir até lá. O clima é mais ameno (mais fresco, pela altitude) e as estradas não têm engarrafamentos.

  • Clima: primavera e outono

O clima temperado português (mais mediterrânico no Alentejo e Algarve, mais oceânico no Norte e litoral) é seguramente dos melhores e mais agradáveis do mundo. Contudo, para que uma viagem seja mais agradável, é conveniente evitar os extremos climáticos de verão e inverno. Se ainda assim estiver disposto a atravessar o Alentejo em agosto ou a Terra Fria Transmontana no Natal, esteja devidamente preparado.

Quando não visitar Portugal

  • Algarve, em agosto

Não faltam motivos para que o Algarve esteja superlotado em Agosto. O regresso dos emigrantes, a chegada de turistas (em suma, o facto de o hemisfério norte, no geral, fazer uma pausa neste mês), as férias das crianças e também o facto de ser tradicionalmente um mês de tempo quente e seco. Em Armação de Pêra, há notícias de pessoas que guardam um espaço na praia com toalhas e chapéus, de véspera!

Portugal é um país bastante grande, pelo que quem procura evitar os maiores aglomerados, preferindo a tranquilidade, deverá evitar o Algarve em Agosto.

  • Monumentos, em feriados municipais

A Direcção Geral do Património determinou, em 2015, que museus e monumentos passariam a estar encerrados nos feriados municipais dos seus respectivos municípios. Antes de visitar um monumento, informe-se se não será feriado municipal. Em Alcobaça, por exemplo, o feriado é a 20 de agosto, dia em que o Mosteiro, classificado como Património da Humanidade, estará encerrado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *