O Que Fazer em Portugal: Dicas de Viagem

Lisbon-1-Bettertraveltips.com_

Lisbon-1-Bettertraveltips.com_A riqueza turística de Portugal permite, a quem tenciona fazer férias, programar alguns dias numa determinada cidade ou região e aproveitá-los ao máximo, fazendo relativamente poucos quilómetros.

Oeste

Numa zona relativamente pequena encontrará os mosteiros de Alcobaça e da Batalha, a Nazaré (com o Sítio, onde o forte de S. Miguel está agora aberto), a vila medieval de Óbidos e até a ilha da Berlenga, classificada como reserva da Biosfera pela UNESCO.

Serra da Estrela, Guarda e aldeias históricas

A Estrela, nas palavras de Miguel Torga, concentra energias. “Há rios na Beira? Descem da Estrela. Há queijo na Beira? Faz-se na Estrela. Há roupa na Beira? Tece-se na Estrela.” Já não será inteiramente assim, mas este é um bom passeio a fazer no verão, para descobrir as paisagens, as lagoas e pensar que há pouco mais de 100 anos esta região era semi-desconhecida dos cientistas portugueses. À volta da serra, diversas cidades e vilas históricas, como Trancoso, Belmonte e Linhares da Beira, evocam os tempos em que era necessário defender esta região para Portugal. Passe ainda pela Guarda, uma das cidades mais antigas do país, com um património monumental injustamente afastado dos roteiros turísticos.

Porto

Apetece ficar na Cidade Invicta muitos dias para descobrir tudo com calma: a Ribeira, a Foz, a Casa da Música, as lojas da rua de Santa Catarina, um passeio no metro terminando na estação de S. Bento, um passeio a Matosinhos ou à igreja do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia. Abuse das francesinhas!

Estrada Nacional 2

Ora aqui está um roteiro diferente de todos os anteriores, onde o objetivo é mesmo o oposto do que foi referido no primeiro parágrafo: fazer muitos quilómetros! A proposta, neste caso, é uma “road trip” (viagem pela estrada) para descobrir o país verdadeiramente de lés-a-lés. A Estrada Nacional 2 liga Chaves a Faro, numa extensão de 740 quilómetros, e os municípios que a integram estão a preparar um roteiro turístico nos moldes “road trip”. Circule devagar e absorva todos os detalhes de Trás-os-Montes, pelas Beiras e ao longo do Alentejo, até ao Algarve.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *