O Caminho Português de Santiago

the Camino de Santiago

O Caminho de Santiago, ou antes, os Caminhos de Santiago, são rotas mais ou menos antigas de peregrinação cristã, que têm como destino a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galiza.

Existem vários caminhos, sendo o mais famoso o Caminho Francês, que atravessa o Norte interior de Espanha, a partir dos Pirenéus. A grande afluência de peregrinos a este Caminho fez com que começassem a procurar-se alternativas, e o quase abandonado Caminho Português, que vai do Sul ao Norte de Portugal e até à Galiza é agora o the Camino de Santiagosegundo mais visitado.

Mesmo que os seus motivos não sejam religiosos, o Caminho de Santiago acolhe todo o tipo de caminhantes (chamados “peregrinos” quando no Caminho), e esta poderá ser uma ótima oportunidade para conhecer o país.
Por todo o trajeto, que está muito bem demarcado, principalmente a partir da região centro de Portugal, podemos encontrar alojamento a intervalos regulares, a preços muito convidativos e com condições que vão do luxo de um hotel à humildade de um albergue para peregrinos, onde se dorme em beliches, em camaratas partilhadas.

Em Portugal, existem dois Caminhos distintos: o Caminho da Costa que, como o nome indica, segue o litoral. Uma grande vantagem desta rota é a proximidade do mar, que nos meses mais quentes proporciona um alívio das temperaturas elevadas. No entanto, por aqui atravessam-se mais centros urbanos, como Lisboa e Porto, e algumas zonas industriais circundantes. Já o Caminho do Interior é mais exigente em termos de relevo e no verão torna-se mais difícil, por causa das temperaturas, que podem ultrapassar os 40 ºC.

Qualquer que seja a sua opção, encontrará outras pessoas rumando na mesma direção, algumas fazendo troços mais curtos, enquanto outras se dirigem a Santiago de Compostela. É uma experiência inesquecível e uma forma única e segura de conhecer de perto o país, sozinho ou em grupo, a pé, de bicicleta ou mesmo a cavalo!