Coisas Que se Aprendem ao Viajar por Portugal

52cf926452547a837965a66879280754

52cf926452547a837965a66879280754Uma viagem por Portugal ensinar-lhe-á muitas coisas sobre o seu país que talvez desconheça.

Há muitas línguas portuguesas em Portugal

É bem possível que ao chegar ao Porto, ao Algarve ou até mesmo à Estremadura, ouça expressões e palavras de que nunca tenha ouvido falar. Sabe o que é um “sostra” ou o que é “dar corda aos vitorinos”? Sabe o que significa “levar uma volta que nem os frades”? Uma viagem é uma boa ocasião para se surpreender com o vocabulário local.

Algumas festas são maiores do que possa pensar

Talvez já tenha ouvido dizer que a festa de S. João é muito animada, que o carnaval de Torres Vedras tem matrafonas durante toda a noite, ou que a Queima das Fitas não se limita aos concertos do género festival de música. Acredite; nestas ocasiões, as pessoas mobilizam-se para celebrarem e se divertirem ao máximo, mais – e por mais tempo – do que possa pensar.

Existe em Portugal uma lagoa que só aparece em alguns invernos

No planalto das serras de Aire e Candeeiros, existe um espantoso fenómeno natural que é pouco conhecido, talvez por ser… pouco frequente. Entre Minde e Mira de Aire, numa depressão do terreno entre duas montanhas (bem visível da autoestrada A1, que passa numa das encostas), o “polje” de Minde transforma-se num lago natural, em invernos de mais chuva. O lago pode permanecer durante várias semanas, até que as grutas e algares escoem a água naturalmente. O fenómeno é tão recorrente que, em Minde, muitas pessoas têm barcos em casa, para circularem pelo lago nestas ocasiões.

No Alentejo e Algarve há apelidos que não existem no Norte e Centro

Linguistas, historiadores e outros estudiosos não se debruçaram muito sobre esta questão, mas o certo é que no sul (Alentejo e Algarve) existem muitos apelidos estranhos, que simplesmente não se veem no Centro e Norte do país. Será uma reminiscência do passado islâmico? Veja apenas os apelidos de algumas figuras públicas locais:

  • Manuel Narra (presidente C. M. Vidigueira)
  • José Manuel Velhinho Amarelinho (político, Aljezur)
  • Patrícia Manjua (jornalista, Algarve)
  • José António Chocolate Contradanças (gestor público, Elvas)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *