Coisas que Precisa de Saber Antes de Visitar Portugal

Thing-You-Need-To-Know

Thing-You-Need-To-KnowQuem ainda não se meteu à “aventura” de conhecer o país poderá surpreender-se com vários pequenos factos que passam despercebidos à opinião pública. Veja algumas curiosidades que o poderão ajudar a conhecer melhor Portugal e que o poderão surpreender.

O Litoral Oeste tem um clima específico

O saudoso prof. Anthímio de Azevedo, o maior meteorologista português do século XX, nunca se esquecia de referir as condições meteorológicas no litoral oeste, “a norte do cabo da Roca” ou “a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”. A costa Oeste e da zona Centro sofre acentuada influência marítima, especialmente no verão, sendo a nortada – vento predominantemente do quadrante norte – muito frequente, trazendo humidade, nebulosidade e temperaturas mais baixas. Não se admire se um dia de sol for bruscamente substituído por nevoeiro; saiba tirar partido desta região, tendo isso em conta.

O sotaque “açoriano” é só em S. Miguel

A ilha de S. Miguel é a maior dos Açores, a mais populosa e aquela onde se situa a capital, Ponta Delgada. Se nem sempre surgem notícias relativas aos Açores na comunicação social, quando surgem incidem geralmente sobre S. Miguel; por isso, no Continente, pensa-se que o sotaque micaelense é comum a todas as ilhas. Não é o caso; por isso, não se surpreenda ao viajar para outras ilhas açorianas.

Voos low-cost e grátis para os Açores

Ainda no arquipélago açoriano, lembre-se de dois pontos importantes:

  • já há voos low-cost para Ponta Delgada
  • os viajantes que cheguem do Continente podem requerer à SATA um voo gratuito de ligação para outra ilha, se for no mesmo dia em que chegam a Ponta Delgada. Basta contactar a companhia aérea açoriana para esse efeito.

Há mais para visitar que o Algarve

A diversidade turística de Portugal é riquíssima e para todos os gostos. Se é um “habitué” das praias algarvias, está mesmo na hora de ir conhecer o Alentejo, tentar a gastronomia do Norte, as paisagens e os vinhos de Trás-os-Montes e Alto Douro, os monumentos do Oeste ou as alturas da serra da Estrela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *