Clima de Lisboa e Quando Visitar a Capital

Lisboa03-1024x605

Lisboa03-1024x605O clima de Lisboa, tal como o de Portugal, é dos melhores do mundo, pelo que qualquer altura do ano é boa para visitar a capital portuguesa.

O clima de Lisboa

Partilhando as características de clima temperado de Portugal, Lisboa encontra-se na transição entre a influência do oceano atlântico e a proximidade ao sul e às suas características de clima mediterrânico. A presença, a norte, das colinas e serras do sistema montanhoso Montejunto-Estrela protege a cidade de uma grande parte do nevoeiro, nebulosidade e mesmo precipitação mais típicas do Litoral Oeste; ao longo de todo o ano, é frequente o tempo em Lisboa contrastar com o das praias imediatamente a norte da serra de Sintra, por exemplo, mais afetadas por ventos húmidos e nevoeiros.

Tal como no resto do país, é no outono e no inverno que chove mais, tendencialmente entre outubro e janeiro, praticamente coincidindo com o período de maior frio, entre novembro e fevereiro.

Quando visitar Lisboa

Em função do clima, Lisboa pode ser visitada todo o ano. No verão, as tardes podem ser mais quentes do que se poderia supôr, principalmente em situações em que o vento não sopre do quadrante norte, com a temperatura a suplantar facilmente os 30 graus, e por vezes os 35; nesses casos, é conveniente tomar medidas para combater a exposição solar e a desidratação. No inverno, é conveniente estar igualmente preparado para o frio e para a chuva, com casaco, gabardine e botas.

Lembre-se que o clima em Portugal é extremamente ameno no inverno, em comparação com a maior parte dos países da Europa ou com a América do Norte. O frio do inverno raramente é um fator que impeça os turistas de passear em Lisboa. Faça como os habitantes de países como o Reino Unido, a Alemanha ou a Rússia e equipe-se devidamente, com luvas, gorro e cachecol, se a temperatura estiver próxima dos zero graus. Não deixe só por esse motivo de ir às compras no Chiado, comprar castanhas no Rossio ou tirar selfies no Parque Eduardo VII.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *